Como abrir uma loja virtual – Veja o passo a passo

Hoje vamos falar sobre como abrir uma loja virtual, uma opção de negócio que atrai cada vez mais empreendedores no Brasil e no mundo inteiro.

A resposta é bem simples, como você poderá constatar no curso deste artigo. Como em todo e qualquer negócio, seja ele no mundo físico ou virtual, tudo depende de planejamento e análise do mercado.

O comércio eletrônico ganha cada vez mais espaço no mercado de varejo, ao ponto de fazer com que grandes redes fechem operações físicas para investirem seus recursos no e-commerce, como vem acontecendo nos Estados Unidos.

No Brasil esses reflexos também começam a ser sentidos. Se formos analisar os custos para a abertura de uma loja física em um shopping center ou até mesmo em uma loja de rua, veremos que o e-commerce possui uma relação custo/benefício amplamente favorável.

O problema é que muitos empreendedores não fazem a menor ideias de por onde começar quando o desafio é como abrir uma loja virtual. Faz sentido, já que esse é um setor que ainda é envolto em muito mistério em função da tecnologia envolvida.

Mas não se assuste. Neste artigo vamos mostrar como montar uma loja virtual, passo a passo, trazendo as questões técnicas para um nível onde qualquer leigo no assunto poderá entender.

O passo a passo de como abrir uma loja virtual

Para abrir uma loja virtual de sucesso, você precisará, antes de tudo de método. O planejamento de um e-commerce é fator fundamental para o sucesso. Por isso, dividimos este roteiro sobre como montar uma loja virtual nos seguintes tópicos:

  1. Como identificar os melhores segmentos para abrir uma loja virtual
  2. O planejamento no e-commerce é uma das chaves do sucesso
  3. Como escolher o sistema para abrir a sua loja virtual
  4. Quais as formas de pagamento disponibilizar em seu e-commerce
  5. Como divulgar a sua loja virtual
  6. Como estruturar a logística da sua loja virtual
  7. Capacitação de pessoal

1 – Como identificar os melhores segmentos para abrir uma loja virtual

A primeira coisa para quem deseja saber como abrir uma loja virtual de sucesso é identificas os segmentos onde terá maiores chance de sucesso. A questão pode parecer simples, mas este é um dos grandes motivos para o fracasso de muitos e-commerces.

A principal dica nesta área é fugir da concorrência dos grandes players do mercado e focas seus esforços em um e-commerce de nicho, mercados muito segmentados que não atraem a atenção de grandes varejistas.

Não tente vender roupa para todo mundo. Busque vender roupa para um público que você conhece muito bem e que sabe de que forma encontra-lo nos diversos canais digitais. Fuja do que chamamos de Oceano Vermelho do e-commerce e desenvolva seu próprio mercado.

2 – O planejamento no e-commerce é uma das chaves do sucesso

Talvez uma das dicas para abrir uma loja virtual mais valiosa que podemos listar aqui, seja justamente dedicar o tempo que for necessário a etapa do planejamento. Sem isso, suas chances de sucesso serão muito reduzidas.

A elaboração de um plano de negócio para o seu e-commerce é o primeiro passo para uma loja virtual de sucesso. Não cais na armadilha de que na Internet você “pode ir fazendo” e depois conserta. Isso não funciona.

3 – Como escolher o sistema para abrir a sua loja virtual

Essa é outra questão que deixa muitos empreendedores que desejam saber como abrir uma loja virtual em uma situação bastante desconfortável, já que não conhecem as opções.

Já tratamos disso anteriormente em nosso artigo Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce, mas vamos rever aqui:

  • Identifique as necessidades da loja virtual que você quer abrir
  • Avalie o orçamento disponível para o projeto
  • Faça um checklist dos dispositivos oferecidos pela plataforma

A escolha de uma plataforma de e-commerce que se adapte às suas necessidades é fundamental, pois ao contrário do que muita gente pensa, essa é uma decisão que irá impactar o seu negócio por um longo tempo.

De acordo com Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce, escola brasileira especializada em treinamentos na área do comércio eletrônico e marketing digital, esse é um verdadeiro casamento.

“A troca da plataforma de e-commerce pode ser extremamente danosa para a empresa sob diversos ângulos. Por isso, escolher a plataforma mais adequada ao seu projeto, é fundamental. Escolher uma plataforma de e-commerce é como casamento. O contrato é bem fácil, mas o destrato costuma gerar muitos prejuízos.”, afirma Alberto.

Sites especializado como o Guia de E-commerce oferecem uma ampla opção de fornecedores de plataformas de e-commerce, e você poderá iniciar sua pesquisa por aí.

4 – Quais as formas de pagamento disponibilizar em seu e-commerce

Outro ponto que quem deseja saber como abrir uma loja virtual deve prestar muita atenção é na determinação das formas de pagamento que a loja irá oferecer.

A variedade e facilidades oferecidas pelas formas de pagamento que você oferece em sua loja virtual, fazem muita diferença em termos de taxa de conversão.

Basicamente existem três opções de sistemas de forma de pagamento para sua loja virtual:

  • Usar um intermediador de pagamentos
  • Trabalhar com os gateways de pagamento
  • Integração direta da loja com as operadoras de cartões

Para quem está começando, a melhor escolha em termos de formas de pagamento para sua loja virtual são os facilitadores de pagamento, como o PagSeguro, por exemplo.

Essa opção, além de oferecerem uma ampla gama de opções de pagamento, como cartões de crédito, boleto e transferência eletrônica, também tomam conta da parte de análise de risco, utilizando suas ferramentas antifraude.

Já os gateways de pagamento fazem a integração da loja virtual com as administradoras de cartões de crédito e bancos, e são mais indicados para e-commerces que já tenham um bom volume de vendas.

Por fim, temos a opção de fazer a integração da loja virtual, diretamente com as administradoras de cartões de crédito e com os bancos, para o caso de boletos e transferência eletrônica. Essa é uma integração que só é recomendável para grandes lojas virtuais.

5 – Como divulgar a sua loja virtual

Essa é outra das etapas que o empreendedor que deseja saber como montar uma loja virtual precisa prestar muita atenção. Uma loja sem divulgação é como uma loja física no porão de uma casa. Ninguém vê.

Para Alberto Valle, esse é um ponto que deve ser tratado na base. “Muitos empreendedores acham que abrir uma loja virtual é ponto final. Você vai começar a vender imediatamente. Nada mais errado do que isso”, afirma ele.

“Se o empreendedor não alocar, pelo menos 70% do capital disponível, para um marketing digital bem estruturado, suas chances de sucesso também serão mínimas. O marketing online requer investimento e sem isso nem adianta pensar em abrir um e-commerce.” conclui o consultor.

Já no projeto de e-commerce o empreendedor precisa determinar exatamente quais os canais digitais que irá utilizar, para impactar o público-alvo que determinou na hora de criar a Buyer Persona para seu e-commerce.

Identificado o público-alvo e os canais, é hora então de criar uma boa estratégia de marketing digital para sua loja virtual, para gerar tráfego e principalmente, vendas! Esta é uma etapa que não para, pois a dinâmica do marketing online nos obriga a estar sempre inovando.

6 – Como estruturar a logística da sua loja virtual

Vender é relativamente fácil, o problema no Brasil é conseguir entregar o produto no dia, e até mesmo na hora combinada. Com os Correios não podemos contar mesmo, e por isso a opção são as empresas de logística para e-commerce que já existem no país.

Esse é um ponto em que se deve prestar muita atenção, pois costuma ser o maior fator de descontentamento com as compras online, e por isso, vale a pena investir, para fidelizar seus clientes.

7 – Capacitação de pessoal

Esqueça a ideias de abrir uma loja virtual e deixar na mão de amadores. O e-commerce brasileiro não tem mais espaço para improvisos ou soluções improvisadas. Ou a sua empresa está comprometida com um posicionamento no varejo eletrônico ou então não está.

Por isso, invista na capacitação profissional da sua equipe, desde o planejamento até a parte de divulgação e atendimento. No cenário atual, não dá para ter sucesso no e-commerce pensando e mão de obra barata e soluções “meia boca”. Simplesmente não funciona.

Seria muita pretensão nossa cobrir todo o universo que é o planejamento, implementação e gestão de uma loja virtual e um único artigo, já que esse é um segmento muito grande e cheio de detalhes.

Em nossa seção de artigos sobre e-commerce temos diversas outras dicas que achamos interessantes que você confira e se aprofunde no assunto.

De qualquer forma, com o que colocamos aqui sobre como abrir uma loja virtual, acreditamos que você á estará apto a pensar de forma mais técnica e prática sobre o assunto. Mantenha-se informado assinando a nossa Newsletter.

Por Rodrigo Lima no portal Meu Próprio Negócio