Lojas virtuais grátis – Isso realmente existe?

O assunto lojas virtuais grátis é presença certa em nosso curso sobre e-commerce. Muitos participantes que pretendem iniciar suas atividades no comércio eletrônico se sentem seduzidos pelas ofertas tentadoras de ter uma loja virtual grátis.

O problema é que isso não passa de uma ilusão. Não que inexistam sistemas de e-commerce gratuitos, eles existem, só que sua implementação tem custos.

Um empreendedor sério não acreditaria na história de montar uma loja virtual sem gastar nada. Você até consegue montar uma loja virtual com pouco dinheiro, mas essa história de e-commerce de graça na realidade não existe.

As lojas virtuais grátis, nada mais são do que os sistemas open source, ou seja, sistemas de e-commerce de código aberto desenvolvidos por comunidades de desenvolvedores e que podem ser baixados e instalados sem nenhum pagamento a essas comunidades e seus autores.

O problema é que não basta fazer o download da plataforma de e-commerce e pronto. Existe uma série de detalhes técnicos que precisam ser ajustados. Vejamos o que está envolvido nesse conceito.

Sistemas cada vez mais complexos

Um bom exemplo de loja virtual grátis é a Magento. O sistema é robusto e em termos tecnológicos, é considerada uma plataforma de ponta.

A qualidade da plataforma é referendada por empresas do porte da Samsung, Nike e Nestlé que a utilizam em alguns projetos.

Essa loja virtual grátis cobra sua eficiência quando se fala em termos de instalação e configuração. Por ser uma plataforma de ponta, exige profissionais gabaritados para sua instalação, não sendo assim tão fácil como alardeiam algumas pessoas e empresas.

Portanto, as ditas “lojas virtuais grátis” tem sim um custo, o de instalação e configuração, além é claro, do custo de hospedagem e manutenção do sistema.

A proposta de utilização de um sistemas de e-commerce open source é válida, mas exige conhecimento sobre em que tipo de negócio você está entrando.

Eu mesmo sou um grande entusiasta desse tipo de solução e em nossa consultoria em e-commerce, quando o projeto permite, e o orçamento também, gosto de sugerir esse tipo de opção.

Lojas virtuais gratuitas

Opções para lojas virtuais grátis

Agora que você já tem uma noção sobre as chamadas lojas virtuais grátis, vejamos algumas opções para este tipo de projeto.

Como disse anteriormente, a Magento é uma plataforma de e-commerce muito boa e de grande aceitação no mercado. Surgiu de um projeto híbrido entre uma empresa, a Varien, e uma grande e ativa comunidade de desenvolvedores.Atualmente o empreendimento faz parte do grupo eBay.

Além de recursos tecnológicos de ponta para uma loja virtual, o sistema ainda conta com funções de otimização para ferramentas de busca – SEO, muito boas além de outros recursos de marketing digital avançados como remarketing e outros.

Em função das sua características técnicas, tem sido uma das plataformas preferidas dos fornecedores de plataformas de comércio eletrônico atualmente no mercado.

Uma outra opção é a Presta Shop, uma solução um pouco mais modesta em termos de recursos, mas também muito interessante. Entre as opções das chamadas lojas virtuais grátis, considero ainda uma opção.

Não poderia faltar nesta lista, aquela que é a mãe de todas as lojas virtuais grátis, a osCommerce, a pioneira nesse segmento mas que infelizmente não teve continuidade em seu processo de atualização.

Foi a precursora nessa área e também o embrião de vários sistemas de lojas virtuais alugadas disponíveis atualmente no mercado.

Por último, mas nem por isso menos importante, devemos destacar também as lojas virtuais gratuitas que podem ser montadas utilizando-se a plataforma WordPress, desenvolvida originalmente para criação de blogs.

Hoje em dia, com a evolução natural do sistema e a ajuda de um plugin chamado WooCoomerce, podemos criar uma loja virtual completa com o WordPress, que não fica nada a dever a plataformas mais sofisticadas.

Para saber mais sobre esta opção para a criação de uma loja virtual, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Montar Uma Loja Virtual Com WordPress.

Vale a pena usar sistemas de lojas virtuais grátis

Certamente sim, desde que você entende o conceito de lojas virtuais grátis. Se você acha que isso significa não ter gastos, esqueça. Se a sua visão é de um sistema proprietário a um custo reduzido, ai sim, vale a pena investir nessa opção.

Em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual procuramos passar essa visão para que você possa decidir de forma adequada na hora da escolha da sua plataforma de e-commerce.

E você? Deixe um comentário se já teve alguma experiência boa ou ruim com as lojas virtuais grátis e assine a Newsletter do Curso de E-commerce.