Loja virtual no Facebook

Uma das mais fortes tendências do e-commerce nos últimos tempos é a inserção da loja virtual no Facebook, o que ficou conhecido como F-commerce.

O recurso, que surgiu timidamente há alguns anos, ganha agora uma nova força com algumas mudanças promovidas pela plataforma da rede.

Muitas empresas já correram para implementar essa tecnologia em suas operações de e-commerce, não porque seja a tábua de salvação para o e-commerce mas sim porque é preciso acumular experiência também nesta área.

Ter uma loja virtual no Facebook é uma tendência do Social Commerce e por isso é melhor que você comece a ganhar experiência nesse mercado, que vem amadurecendo bastante nos últimos tempos e pode funcionar como um reforço em suas vendas.

Por isso, em termos de S-commerce, acredito ser importante essa experiência. O treinamento de pessoal é uma das principais preocupações para a manutenção de uma loja virtual de sucesso. No caso de lojas no Facebook não é diferente.

Como criar uma loja virtual no Facebook

Abaixo você verá o passo a passo para a criação de um e-commerce no Facebook, mostrando a você algumas das opções disponíveis. Para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook existem quatro caminhos diferentes:

  • Criação de uma plataforma de f-commerce própria
  • Criação da loja virtual através de um aplicativo
  • Usar a própria plataforma de e-commerce para vender no Facebook
  • Usar o modelo de loja virtual oferecido pelo próprio Facebook

Vejamos então cada uma dessas opções e analisemos as vantagens e desvantagens de cada uma.

Plataforma de F-commerce própria

O primeiro deles é o desenvolvimento de uma plataforma de F-commerce própria. Essa é uma solução mais complicada por envolver muita programação e manutenção constante.

Na maioria das vezes essa solução é adotada por grandes operações de e-commerce como o Magazine Luiza, por exemplo. Para quem está começando no e-commerce ou possui uma pequena ou média operação, é impensável.

Loja no Facebook integrada a sua plataforma de e-commerce

A segunda opção para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook é criá-la através da sua própria plataforma de e-commerce. Muitos sistemas de lojas virtuais já vem com esse recurso.

A grande vantagem neste caso é que você poderá gerenciar todas as vendas em um só lugar, e além disso, fazer a atualização de preços automaticamente.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre cito a opção de criação de lojas no Facebook através de aplicativos prontos como a forma mais adequada para quem deseja conhecer o mercado antes de fazer um investimento de maior vulto em aplicativos próprios.

Como montar uma loja virtual no Facebook

Aplicativos para criação de lojas no Facebook

A segunda opção é utilizar um aplicativo pronto, como a Bagy, o que é bem mais indicado do que desenvolver um aplicativo próprio, principalmente para quem está começando.

Este aplicativo cria uma loja virtual no Facebook e funciona como um loja virtual convencional, só que exclusiva do ambiente no Facebook.

A vantagem do aplicativo de lojas virtuais no Facebook é justamente o da terceirização da TI. O Facebook muda seus protocolos a todo momento e por isso, se você parte para a solução de aplicativo próprio, terá que manter uma equipe de plantão para esse tipo de serviço emergencial. Isso significa mais custos para a operação e redução das margens de lucro.

O problema com essa opção é o custo. Na maioria dos casos você irá pagar um valor fixo pelo uso da plataforma e também um percentual sobre as vendas realizadas através do aplicativo. Resultado, você aluga um serviço e acaba arranjando um sócio.

Loja virtual oferecida pelo próprio Facebook

Outra forma de montar uma loja virtual no Facebook é utilizando a própria plataforma de e-commerce oferecida por ele. Se você já possui uma página, poderá ativar a função Loja em seu painel de configurações e montar a sua loja integrada à sua página.

Esta é uma estratégia bastante interessante, pois não tem custo algum com plataformas e potencializa sua estratégia de marketing no Facebook. Em nosso curso de Facebook Marketing inserimos esse módulo na grade de temas abordados no treinamento.

O modelo de loja virtual oferecido pelo Facebook tende a se sofisticar. Algumas ferramentas que já existem lá fora ainda não estão disponíveis aqui no Brasil, mas acreditamos que em breve poderemos utilizá-las aqui também. Por isso se você quer saber como vender no Facebook, essa é uma boa opção.

Outra vantagem de ter uma loja virtual no Facebook é que ela é o ponto de partida para vendas no Instagram, pois o Instagram Shopping usa como base o Catálogo de Produtos do Facebook.

Para saber mais a respeito dessa opção, recomendamos que você leia o artigo Como Criar Uma Loja Virtual no Instagram, publicado no site InstaSeller, especializado em vendas pelo Instagram.

Como disse anteriormente, a opção por ter uma loja no Facebook é uma das tendências do comércio eletrônico, mas antes, deve-se analisar com cuidado a viabilidade do projeto.

E você? Tem alguma experiência na criação de loja virtual no Facebook? Deixe seu comentário e assine a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce