Erros de SEO no e-commerce e como evitá-los

Muito mais comuns do que se imagina, os erros de SEO no e-commerce podem trazer sérios problemas para a encontrabilidade da sua loja virtual nos mecanismos de busca como o Google.

Em termos de marketing isso é um verdadeiro pesadelo já que é sabido que os usuários que acessam os sites de e-commerce através de links nas páginas de respostas das ferramentas de busca são os de maior potencial de conversão.

O que reparamos é que a maioria dos erros de seo no e-commerce tem origem em ações simples de otimização on-page que na maioria das vezes são negligenciadas, principalmente durante o processo de cadastramento dos produtos.

Os principais erros de SEO no e-commerce

Confira abaixo quais são os principais erros de SEO no e-commerce e algumas dicas sobre como evitá-los no processo de otimização para ferramentas de busca em sua loja virtual.

Entre os diversos erros de SEO no e-commerce, selecionamos alguns que são mais comuns, como:

Vejamos então cada um desses itens e como proceder em cada caso.

1 – Falta de otimização na arquitetura da loja virtual

Uma das principais etapas do SEO no e-commerce é a organização do site e um dos erros mais comuns do SEO em lojas virtuais é justamente não aproveitar o potencial de otimização dessa etapa.

A estrutura da loja virtual, com seus departamentos e tags de produtos deve estar integrada ao processo de otimização e não ser relegada a um papel secundário.

Ela é muito importante no que chamamos de SEO Estrutural, ou seja, a aplicação das técnicas de otimização de sites na própria estrutura da loja.

É claro que questões como estratégia de vendas e usabilidade devem ser levadas em consideração na hora de estruturarmos menus de departamentos e outros comuns no e-commerce, mas devemos sempre ter a questão da otimização em mente.

2 – URLs amigáveis

O processo de otimização de lojas virtuais já começa pelo endereço. A URL de uma página é o primeiro contato dos usuários e buscadores com o conteúdo apresentado, portanto, é importante que a loja virtual tenha uma boa estrutura para atingir colocações de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

Uma URL amigável é um endereço web que apresenta palavras-chave em sua estrutura:

  • URL não amigável – http://www.sualoja.com.br/prodcat/?pdrodnum6643.html
  • URL amigável – http://www.sualoja.com.br/smartphones/nokia320sl

Esse fator de SEO importantíssimo e por isso o incluímos em nosso roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nosso curso de e-commerce, no que diz respeito ao processo de escolha de uma plataforma de e-commerce.

A plataforma de e-commerce escolhida deve conter o máximo possível de recursos de SEO para uma loja virtual para que as páginas de produtos consigam se destacar nas pesquisas.

Um e-commerce sem URLs amigáveis tem poucas chances de conseguir uma boa colocação no Google.

Erros de SEO no E-commerce

3 – Duplicidade de títulos

O título de uma página (meta tag Title) é um dos fatores mais importantes na otimização OnPage de uma loja virtual e também um dos erros de SEO no comércio eletrônico mais comuns.

Cada página deve ter um título único e exclusivo para que seu site possa obter uma posição de destaque no Google e outros motores de busca.

Mantenha um controle rígido dos títulos atribuídos às diversas páginas de detalhes de produtos da sua loja virtual para não sofrer qualquer tipo de penalização.

Confira periodicamente no painel do Google Search Console, a incidência de títulos duplicados e resolva o problema o mais rápido possível, mesmo que para isso tenha que aplicar a tag NOINDEX na página.

4 – Descrição de produtos copiada

Esse talvez seja o erro de SEO no e-commerce mais grave de todos. Se tem uma coisa que o Google simplesmente abomina é a duplicidade de conteúdo, não só no que se refere ao próprio site como também em relação a outros sites.

Por isso, o primeiro ensinamento em termos de descrição de produtos em lojas virtuais é: Nunca copie a descrição de outras lojas ou a fornecida pelo fabricante.

5 – Falta de otimização on-page das descrições

A otimização on-page é uma das principais etapas do processo de otimização de lojas virtuais, por isso é importante tratar todos seus fatores de forma adequada e extraindo o máximo possível de cada recurso.

As meta tags Title e Description devem ser bem otimizadas além é claro das tags de HTML, links internos e links externos, assim como outros fatores de SEO on-page.

As palavras-chave de maior relevância para o seu produto devem estar na heading H1, na tag title e também tags de ênfase como negritos e itálicos e outras de uso comum no processo de otimização de uma página para a web.

Um dos principais erros de SEO no e-commerce, principalmente em lojas que estão começando é a escolha errada de palavras-chave. Além de uma escolha criteriosa das palavras-chave, é necessário também das prioridade para palavras-chave de Long Tail por serem mais fáceis de rankear e apresentarem um maior potencial de conversão imediata.

6 – Imagens não otimizadas

Entre os erros de SEO no e-commerce esse talvez seja um dos campeões. As imagens de são importantes fatores de otimização on-page e por isso não devemos nunca disperdiçar seu potencial. O nome dos arquivos de imagem devem incluir a palavra-chave em sua estrutura – produto-tal.jpg – para auxiliar no processo de otimização.

Além disso, não podemos esquece também da metatag Alt com as palavras palavras as quais desejamos rankear. Entre as diversas técnicas de SEO, esta é uma que não pode, de maneira alguma, ficar de fora da sua otimização.

Os erros de SEO no e-commerce podem ser facilmente evitados. Em nosso curso de SEO sugerimos inclusive que seja criada uma rotina de otimização da página de detalhes de produtos para ter como check list do trabalho de otimização. Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar