Qual é o perfil do consumidor online?

Saber qual o perfil do consumidor online é essencial para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. è a partir desse dados que você determina as mídias que serão utilizadas para a veiculação da sua campanha. Por isso é tão importante conhecer exatamente qual é o perfil das pessoas que navegam pela Internet para que você possa focar as suas ações de marketing digital, justamente no veículo no qual o seu público alvo costuma acessar.

Para facilitar a vida de quem precisa fazer uma campanha de marketing digital, a ExactTarget realizou uma pesquisa nos EUA e Europa e traçou os 12 perfis mais comuns de consumidores online nestas regiões. O estudo apontou ainda que quase 40% dos consumidores, ao receberem um e-mail marketing, procuram mais informações nas Redes Sociais e nos sites de compras coletivas. Com base nos 12 perfis, a consultoria indica o nível de sucesso de uma campanha de marketing online. Importante ressaltar que uma mesma pessoa pode fazer parte de mais de um grupo.

Os consumidores foram classificados da seguinte maneira:

Círculo de confiança

Formado por 47% dos consumidores online, que estão interessados apenas em manter seus relacionamentos com familiares e amigos, mas não no desenvolvimento de novos relacionamentos. São os que menos costumam gostar de e-mails promocionais e de mensagens enviadas por empresas.

Cautelosos

Composto por 33% dos consumidores, são normalmente muito seletivos sobre com quem estão se comunicando e que tipo de informação compartilham na web. Exigem privacidade sobre as informações pessoais que compartilham com suas marcas preferidas e são muitos ativos nas redes sociais.

Candidato à Informação

Formado por 33% dos consumidores online, que à web para encontrar e consumir informação, não sendo interessados necessariamente por novos conteúdos, mas apenas em recolher as opiniões de terceiros sobre produtos e serviços que já têm em mente quando acessam uma mídia social. Um bom conteúdo no perfil da marca nas redes sociais é a melhor maneira de chamar sua atenção.

Entusiastas

Uma fatia de 32% dos consumidores online se caracterizam assim. Procuram manter contato com pessoas que têm interesses semelhantes, e são muito ativos no uso de tecnologias. Comunicam-se bastante e-mail e pela troca de mensagens nas redes sociais. Gostam de ser os primeiros a receber informações das marcas, mas exigem que essas informações sejam de boa qualidade e interessantes.

Caçadores

São formados por 30% dos consumidores online, procuram por ofertas e descontos em todos os canais disponíveis online: e-mail, Facebook, Twitter. Não costumam produzir muito conteúdo, apenas são muito ativos na geração de seus próprios conteúdos, mas participam comentar em artigos, produtos ou perfis de empresas.

Compradores

Apenas 24% dos consumidores online afirmam ser compradores. Seus interesses não estão limitados às transações online, mas aproveitam para comprar quando estão online. Normalmente pesquisam muito em sites de lojas estão mais interessados na qualidade que no preço. 35% dos “compradores” indicam que preferem comprar marcas às quais consentiram o envio de e-mails, 27% são mais propensos a comprar de marcas depois de segui-los no Twitter e 17% compram de marcas depois de entrarem no perfil do Facebook.

Viciados em notícias

Composto por 21% dos consumidores online. Buscam a informação na web antes mesmo de consultarem outros canais de informação. Costumam gerar muito conteúdo para as mídias sociais, através da publicação de artigos. 65% dele têm mais de 35 anos. São mais propensos a ler artigos sobre produtos que os outros grupos.

Jogadores

Engloba 19% dos consumidores online. São interessados por tudo o que diz respeito aos jogos de videogame e normalmente têm baixo poder aquisitivo. O uso de redes sociais é feito especialmente para jogar e compartilhar experiências. Não são muito interessados em seguir as marcas nestas redes.

Borboletas sociais

Têm como prioridade fazer amigos e novos contatos. São formados por 13% dos consumidores online. Usam as redes sociais para conversar com seus amigos, mas não com os colegas de trabalho. Estão interessados em receber ofertas e preferem enviar e-mails a trocar mensagens pelo Facebook ou Twitter. São blogueiros ativos.

Negociadores

Formado por 8% dos consumidores, que procuram a internet para os negócios, procurando as últimas tendências, contatos profissionais e oportunidades de emprego através de redes como o LinkedIn. Usam o e-mail com frequência, mas não costumam seguir marcas na internet. É mais fácil mantê-los como um fã pela promessa de atualizações de produtos ou informação educacional do que por descontos e entretenimento.

Amplificadores

Gostam de se conectar para educar e compartilhar recursos e informações com outras pessoas. São 7% dos consumidores online e as interações sociais são levadas muito a sério. 20% usam o Twitter diariamente e são 3 vezes mais fieis às marcas que o consumidor médio. Acreditam que o Facebook e o Twitter são a melhor maneira de se comunicar com as empresas.

Livro aberto

Uma fatia de 6% dos consumidores online fazem parte deste grupo. Normalmente não têm receios em exibir na web seus gostos, opiniões etc. São os maiores responsáveis pelos comentários inadequados ou muito controversos. Enquanto os “amplificadores” estão interessados em se conectar e aprender, os “livros abertos” querem divulgar suas experiências e conhecer pessoas para compartilhá-las. Quanto às marcas, podem ser seus maiores defensores ou detratores.

Com base nessa classificação dos consumidores online, já se pode traçar algumas estratégias de marketing digital e definir alguns nichos de mercado dentro da eleboração de um projeto de e-commerce.