SEO na página de descrição de produtos de lojas virtuais

Um das perguntas mais comuns tanto em nosso curso sobre criação de lojas virtuais quanto no curso de SEO é como adaptar as regras de otimização de sites para ferramentas de busca às páginas de descrição de produtos de uma loja virtual.

A preocupação procede uma vez que no e-commerce, por vezes encontramos algumas barreiras para a implementação de uma boa estratégia de marketing em ferramentas de busca em função do engessamento de algumas plataformas de e-commerce.

Para facilitar esse processo, criamos este pequeno tutorial, que aliado ao domínio das técnicas de SEO vai lhe ajudar bastante a conseguir uma maior exposição de seus produtos nas páginas de respostas dos buscadores como Google, Yahoo e Bing, principalmente no que diz respeito às páginas de descrição de produtos da sua loja virtual.

Organize a produção de descrições em sua loja virtual

Crie uma rotina de SEO para a criação de descrições nas páginas de detalhes de produtos onde os fatores on-page de indexação sejam trabalhados de maneira apropriada. SEO requer método e por isso, um layout básico de fatores de indexação pode ajudar bastante na hora de conseguir rankear um determinado produto nas páginas de resposta dos buscadores. O comércio eletrônico exige método e constância.

Concentre o máximo possível a informação da URL

Se a sua plataforma de comércio eletrônico permite a criação de URLs amigáveis, tente concentrar ao máximo a informação sobre o produto dentro da estrutura da URL de forma a conseguir maior relevância para as palavras-chave.

Faça testes no Google Insights para ter a melhor composição possível para a expressão ou palavra-chave.

Estabeleça uma progressão no texto da descrição

SEO na página de descrição de produtos de lojas virtuais

SEO na descrição de produtos no e-commerce

Para otimizar o conteúdo do texto descritivo do produto, crie uma progressão de otimização dos fatores on-page desse conteúdo de forma a inserir o máximo possível de tags de otimização de conteúdo sem agredir a estética linguística.

Lembre-se que mesmo sendo o SEO uma das ferramentas mais importantes no marketing digital, você está escrevendo para o seu cliente e não para o Google.

Diversidade de Meta Tags

Um dos principais fatores de qualificação de uma página para alcançar uma boa posição nas ferramentas de busca é sua originalidade dentro do conjunto do site. Portanto, crie tags únicas para cada página de detalhes de produtos em sua loja virtual, mesmo que o produto seja apenas uma variação de outros já descrito.

Uma boa opção para produtos idênticos, mas com pequenas variações seria a indexação por palavras-chave de Long Tail.

Hierarquia da informação e Headings

As tags Headings – H1, H2, H3 e H4 – são importantes fatores de indexação portanto, use-as a seu favor. Concentre a informação nessas tags transformando-as em minúsculas descrições do seu produto e com uma alta aderências à palavra-chave que você está querendo indexar.

Além do caráter estético dessas tags elas também funcionarão como ferramentas para conseguir destaque nas listagens dos buscadores.

A tag Alt nas imagens de produtos

Explore o potencial das tags Alt na descrição das imagens dos seus produtos. Faça dessa área mais uma área de descrição do produto para os buscadores, tomando cuidado para não repetir estruturas informadas em outras taqgs como por exemplo a Description. SEO é um trabalho de criatividade, portanto resista à sedução da preguiça.

O nome dos arquivos de imagem de produto

Aproveite a indexação de imagens do Google para conseguir mais uma área de exposição para os seus produtos. Use nomes de arquivos para imagens que contenham as suas palavras-chave na estrutura. se forem várias imagens, melhor ainda, pois você terá mais opções.

Essas são algumas orientações que damos em nosso curso de otimização de sites para ferramentas de busca quando abordamos a questão do SEO em lojas virtuais.

Como a busca orgânica ganha cada vez mais importância dentro do marketing de busca, é essencial que a sua loja possua os recursos e a estrutura para conseguir a melhor colocação possível nas páginas de resultados. Isso certamente não é fácil, mas nada que o esforço e boas práticas de SEO não resolvam.

E você? Qual a sua experiência em SEO para a página de descrição de produtos em lojas virtuais. deixe o seu comentário. Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Salvar

Salvar

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote