O que faz as mulheres comprarem na Internet

Uma pergunta comum em nossos cursos: O que faz as mulheres comprarem na Internet? A resposta não é nada simples, pois o que faz com que as mulheres comprem pela Internet na verdade é um conjunto de fatores que criam uma identificação com o universo feminino. É uma dessas coisas que apenas nós mulheres conseguimos entender e por isso, quando surge um novo projeto de loja virtual em nossa consultoria que envolva o público feminino, a primeira coisa que faço é assumir o comando do projeto, porque para a cabeça dos homens é bem complicado entender esse universo de mistérios que somos nós.

O curioso é que os homens se batem para descobrir o que faz as mulheres comprarem na Internet como se fosse um enigma do outro mundo, mas em termos de estratégia de vendas para lojas virtuais a receita é bem simples: identificar-se com suas clientes online. No e-commerce de moda, o relacionamento é fundamental.

A motivação que faz as mulheres a comprar pela Internet

Uma loja virtual para o público feminino possui detalhes que fogem a percepção masculina e por isso resolvi escrever esse artigo para incorporá-lo ao material que distribuímos em nosso curso sobre criação de lojas virtuais que sempre conta com uma presença maciça de mulheres que pretendem abrir um e-commerce.

Crie uma identificação visual com seu público

Uma das coisas que fazem as mulheres comprarem na Internet é a identificação visual feminina. Já vi algumas lojas virtuais se arrastarem em prejuízos simplesmente por parecerem lojas de acessórios para carros e não um e-commerce voltado para o público feminino. O design e principalmente as cores fazem toda a diferença na hora de criar o relacionamento, tão importante no comércio eletrônico moderno.

Novidades e lançamentos fazem a diferença

As mulheres estão sempre buscando por novidades ou por lançamentos, seja no segmento de moda, beleza, acessórios ou cosméticos. Ter as últimas tendências nessas áreas em sua loja virtual é essencial para o sucesso no e-commerce. Estar em dia com o que “bomba na Internet” é fundamental, portanto, visite os sites e blogs de moda e beleza e assine todos os Feeds possíveis para saber exatamente o que terá um alto potencial de venda.

Imagens são fundamentais para o público feminino

Um dos principais apelos que fazem com que as mulheres comprem pela Internet são as imagens dos produtos. Seja super exigente em relação às fotos que você coloca em sua loja virtual e abuse dos recursos como ampliação, lupa, rotação e galeria de imagens, ferramentas disponíveis nas melhores plataformas de e-commerce do mercado.

Qual de nós não gosta de promoções?

Outro fator que faz as mulheres comprarem pela Internet são as promoções e descontos especiais, por isso nunca deixe sua loja sem um bom conjunto de promoções. Outra indicação para o sucesso no e-commerce de moda é estruturar ações de crossselling do tipo “Quem comprou isso também gostou disso”. A página de detalhes de produtos deve ter todos os recursos imagináveis e possíveis para que as mulheres explorem o produto em detalhes.

Informações detalhadas do produto

Um estudo realizado pela Fecomercio-RJ mostrou que as mulheres tem mais disponibilidade e disposição para analisar e pesquisar por detalhes como facilidade no pagamento e descontos, portanto, leve à sua loja diferencias que cativem o público feminino também sob este aspecto. Ofereça o máximo possível de informações na página de detalhes de produtos recorrendo inclusive à ferramenta de abas para não poluir o visual da página.

Mulheres compram na Internet pela praticidade

Que nós mulheres somos práticas não é novidade e um dos motivos que fazem as mulheres comprarem na Internet é justamente a praticidade. A mulher moderna infelizmente não tem o tempo que desejaria para caminhar pelo shopping e escolher suas compras, por isso, a Internet é uma grande aliada nas compras nossas de cada dia. Ofereça rapidez na entrega, diversidade de formas de pagamento e um canal direto de atendimento como, por exemplo, um atendimento online e suporte através das redes sociais.

Estratégia agressiva nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é um dos fatores mais importantes para uma loja virtual feminina nos dias de hoje e por isso mesmo imprescindível em um bom projeto de e-commerce. Ter um blog associado à loja virtual é essencial pata trabalhar melhor o conteúdo dos produtos da loja. Além disso, um Twitter ativo e bem estruturado aliado a uma boa página de Fãs no Facebook também são ingredientes fundamentais nessa receita de sucesso. Uma das principais razões para as mulheres comprarem na Internet é justamente o relacionamento da loja com suas clientes.

Como vocês podem ver, aos olhos masculinos estes detalhes talvez passassem desapercebidos, mas nós sabemos muito bem o que faz as mulheres comprarem na Internet, não é mesmo?