Plugins de e-commerce para WordPress

Plugins de e-commerce para WordPress. Veja como os plugins podem transformar o WordPress em uma plataforma de e-commerce

Opções em plugins de e-commerce para WordPress

O crescimento do número de plugins de e-commerce para WordPress vem colocando essa plataforma como uma opção mais que viável para a criação de lojas virtuais.

A plataforma WordPress foi lançada originalmente em 2003, como ferramenta de construção de blogs, mas de lá para cá, muita coisa mudou.

Com a utilização dos plugins de e-commerce para WordPress podemos criar atualmente, lojas virtuais bastante sofisticadas que não ficam nada a dever para outras plataformas de e-commerce.

No segmento de criação de sites, o WordPress já é uma unanimidade. Se você pode montar um site usando essa plataforma, por que reinventar a roda criando o site do zero?

Esse mesmo raciocínio começa a ganhar espaço também na área do comércio eletrônico, graças aos plugins de e-commerce que tem sido lançados nos últimos tempos.

O que são os plugins do WordPress

Para quem não está familiarizado com o WordPress, vale a explicação. Os plugins são sistemas acessórios que são instalados sobre a plataforma original desse CMS – Content Management System, que agregam novas funcionalidades ao sistema original.

Com eles, podemos, por exemplo, inserir botões de compartilhamento em redes sociais, melhorar a capacidade de indexação do site, blog ou loja virtual nas ferramentas de busca, e em nosso caso específico, até mesmo transformas o WordPress em uma loja virtual completa.

Existem literalmente milhares de plugins para WordPress e para felicidade da comunidade de desenvolvedores de lojas virtuais baseadas em plataformas de e-commerce open source, vem crescendo o número deles voltados para a criação de lojas virtuais.

O universo das plataformas de e-commerce open source

O WordPress é um sistema de código livre, ou seja, qualquer pessoa pode baixar o código e usá-lo sem custo algum. A bem da verdade, ele foi uma das primeiras plataformas a trabalhar seguindo essa filosofia, ainda nos idos de 2003.

Esse conceito foi ganhando espaço até chegar ao comércio eletrônico. As plataformas de e-commerce open source são hoje em dia uma realidade no cenário do comércio eletrônico mundial, e a Magento, por exemplo, é tida como uma das queridinhas do mercado.

Com o crescimento no número de plugins de e-commerce para o WordPress, a plataforma passou a disputar também esse esse espaço e atualmente, segundo um levantamento feito pelo site WaapAlyser, as lojas virtuais que usam o WordPress já surgem no segundo lugar da relação de sistemas open source utilizados no comércio eletrônico em todo o mundo.

Em função dos plugins para e-commerce o WordPress já ocupa o segundo lugar no ranking de lojas virtuais open source

Em função dos plugins para e-commerce o WordPress já ocupa o segundo lugar no ranking

Em nosso Curso de WordPress temos notado um volume cada vez maior de pessoas que estão lá para aprender os princípios básicos do funcionamento da plataforma para depois usá-la em seu projeto de e-commerce.

Cresceu também o número de desenvolvedores que resolveram aprender a lidar profissionalmente com a plataforma para depois poderem oferecer o serviço de criação de lojas virtuais a seus clientes.

A verdade é que com o encarecimento das plataformas de e-commerce, a opção de criação de uma loja virtual utilizando a plataforma WordPress fica cada vez mais interessante em função do seu baixo custo.

Veja mais detalhes no artigo Como Montar Uma Loja Virtual com WordPress

Os principais plugins de e-commerce para WordPress

Atualmente contamos com dezenas de opções nessa área, mas o destaque fica por conta do WooCommerce, um plugins gratuito que se notabilizou por sua robustez e flexibilidade.

O WooCommerce quando instalado junto com o WordPress, cria toda a estrutura de e-commerce na plataforma, com gestão de produtos, carrinho de compras e todas as etapas de checkout.

  • Configurações básicas para uma plataforma de e-commerce
  • Funcionalidade para inserção e administração de produtos
  • Configuração de impostos
  • Configuração de meios de pagamento
  • Definição de formas de entrega
  • Integração com outras plataformas como Google Analytics

Como você pode ver, o plugins cria toda a estrutura para criação de uma loja virtual com o WordPress.

Indo mais além

Um dos motivos para a popularização desse plugin foi o surgimento de uma série de plugins complementares a ele, que possibilitam a expansão de funcionalidades a serem agregadas à loja virtual.

No caso brasileiro, surgiram uma série de plugins de e-commerce para WordPress que se adaptam ao WooCommerce, que ajudaram a deixar essa opção tão popular por aqui.

Para citar alguns exemplos, dispomos no mercado brasileiro de plugins como:

  • WooCommerce para PagSeguro, Moip, Mercado Pago e Bcash
  • Woocommerce Cielo
  • WooCommerce Extra Checkout Fields for Brazil
  • Woocommerce Boletos
  • Woocommerce Correios

Pronto. Se a sua dúvida eram esses aspectos específicos do e-commerce brasileiro, problema resolvido.

Se você quiser adicionar outras funcionalidades à loja virtual, pode recorrer também a uma infinidade de plugins criados por desenvolvedores independentes e negociados em market places como o Evato Market, que possibilitam agregar ainda mais funcionalidades às lojas virtuais criadas com a dupla WordPress e WooCommerce.

Como você pode ver, montar uma loja virtual com o WordPress não é mais apenas um sonho como era antigamente. Com os plugins de e-commerce para WordPress, essa é uma opção cada vez mais viável.

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote