Planejamento no e-commerce

O planejamento no e-commerce é um passo fundamental para o sucesso nesse segmento. O comércio eletrônico no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita pesquisa e planejamento.

Algumas pesquisas revelam que mais de 60% das operações de e-commerce fecham antes de completar um ano de vida, como resultado, basicamente da falta de planejamento e conhecimento sobre o funcionamento do negócio.

Etapas do planejamento no e-commerce

Planejamento no e-commerce e sua importância para o sucesso de uma loja virtual

A importância do planejamento no e-commerce

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de um comércio eletrônico é praticamente nula.

Muita gente acredita que a etapa de planejamento seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um roteiro para criação de lojas virtuais isso se torna muito mais fácil. Esse roteiro pode ser um plano de negócios simples, porém eficiente.

Quando falamos em plano de negócios não estamos obrigatoriamente nos referindo a um projeto, em nível de apresentação no BNDES. Podemos estabelecer um planejamento de e-commerce a partir de um modelo simples, mas que seja abrangente e realista.

Quando se elabora um projeto de empreendimento no mundo físico, o planejamento é uma das principais preocupações, por que no comércio eletrônico seria diferente?

Um bom planejamento de e-commerce – Plano de Negócios

Um plano de negócios para e-commerce nada mais é que um documento onde as principais variáveis do empreendimento são apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:

  • Análise do Empreendimento – O que será feito e quais são as atribuições de cada um
  • Análise de Produto – O que será oferecido ao mercado e quais seus principais diferenciais
  • Análise do Mercado – Quem é o público alvo, suas tendências e concorrência
  • Planejamento de Marketing – Estratégias e ferramentas para a divulgação do negócio
  • Planejamento Financeiro – Origem e aplicação dos recursos para a viabilização do negócio
  • Cronograma e Metas – Programação de implantação e metas a serem atingidas

Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma eficiente.

Chamo atenção especialmente para a parte do marketing da loja virtual que em função da sua importância dentro de um planejamento para e-commerce e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com ferramentas que não produzem um resultado satisfatório. Em termos de planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração.

Outras ferramentas estratégicas

Outra ferramenta útil na etapa do planejamento no e-commerce é a matriz de análise SWOT. A realização de uma análise SWOT no e-commerce nos dá uma visão estratégica e de posicionamento em relação ao mercado, levantando-se pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que serão enfrentadas no ambiente negocial.

A matriz de análise SWOT funciona como uma ferramenta de apoio ao plano de negócios e aponta caminhos para que possamos traçar uma estratégia de ação mais fundamentada e realista.

Recentemente incluímos entre o material que distribuímos em nosso curso de e-commerce, na área de download, uma planilha de análise SWOT acompanhada de um conjunto de perguntas para ajudar na criação da matriz, não só na fase de planejamento do comércio eletrônico como também na criação de uma estratégia de oceano azul para a loja virtual, um outro posicionamento bem interessante para quem deseja alcançar o sucesso nesse segmento.

E você? Teria alguma sugestão para o planejamento no e-commerce?

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