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Planejamento de Campanha de Marketing Político Digital em 2022

Planejamento de campanha de marketing político digital em 2022

A planejamento de campanha de marketing político digital é uma das etapas mais críticas para o sucesso de uma presença digital nas próximas eleições.

Da mesma forma que uma campanha física precisa de planejamento prévio, em se tratando de marketing político na Internet, a coisa também funciona na base do método e planejamento estratégico antecipado.

Embora não se possa ter um mapa bem definido das coligações e outros arranjos políticos para as eleições de 2022, em termos de definição de estratégias de marketing político digital, podemos sim deixar a estratégia, ferramentas e pessoal preparados para quando estiver tudo acertado.

Se o candidato já tem um site, o Google Analytics certamente será uma fonte quase inesgotável de informações sobre o eleitorado na campanha anterior e suas tendências atuais.

Se nosso político 2.0 está entrando em cena agora, ainda há tempo de gerar alguns dados estatísticos antes do início da batalha.

Planejamento de campanha de marketing político digital

Vamos então ver o que já  podemos fazer em termos de planejamento de campanha de marketing político digital para não sermos pressionados pelos fatos e perdermos a chance de nos preparar adequadamente.

Como frisamos em nosso Curso de Marketing Político nas Redes Sociais, o planejamento é a arma mais eficiente para uma campanha na Internet, e no marketing político eleitoral essa questão fica ainda mais crítica.

1 – Busque pessoal capacitado

O marketing político digital é coisa séria e por isso, é preciso ter gente qualificada a frente da campanha. São duas as opções, formar gente da própria equipe ou terceirizar o serviço. Nos dois casos é preciso pensar nisso desde já.

A qualificação em marketing digital, neste caso é essencial. No marketing moderno não há mais espaço para amadores e curiosos. Infelizmente, o que vemos é muita gente se fantasiando de “digital” e agindo como se estivesse em uma esquina distribuindo panfletos.

2 – Prepare as ferramentas de base

Um dos segredos no planejamento de campanha de marketing político digital é a antecipação tanto em termos de estrutura quanto do conteúdo.

Algumas ferramentas básicas como o site do candidato e seu blog, podem ser desenhadas desde já para que possa ser bem estruturado e tenha tempo para ajustes, que se façam necessários.

A importância do blog no marketing político digital é inquestionável, por isso, olhe com carinho para essa área, pois ele será na verdade o hub de conteúdo para diversas ações de marketing político nas redes sociais.

Minha indicação é que o site e blog sejam feitos na plataforma WordPress para facilitar a manutenção, integração com outras ferramentas de marketing, além de ser de fácil atualização.

Um detalhe importante é ficar atento para uma template responsiva para não ter problemas com os smartphones e tablets, onde se concentra grande parte do tráfego na Internet hoje em dia.

Planejamento de Campanha de Marketing Político Digital

3 – Projeto de SEO da campanha

Outra coisa que deve ser feita com muita antecedência em termos de planejamento de campanha de marketing político digital é o trabalho de SEO no marketing político com foco na campanha eleitoral.

Por definição, o processo de otimização de sites já é um processo demorado e por isso deve ser iniciado logo nos primeiros momentos de campanha.

Apesar da nova legislação eleitoral prever o impulsionamento de campanhas, aí incluídos os anúncios no Google Ads, o custo disso será elevado.

Em tempos de proibição de financiamento privado de campanha, para ser encontrado no Google, sem custos de mídia, só mesmo com a  aplicação de técnicas de SEO no marketing político, na estrutura e páginas do site ou blog de campanha.

4 – Elabore um calendário editorial

O planejamento de campanha de marketing político digital envolve também a produção de conteúdo relevante para o site e mídias sociais e sua programação de publicação.

A campanha eleitoral de 2022 pode estar longe, mas isso não impede que você comece a preparar um calendário editorial de acordo com o calendário eleitoral, de forma a alinhar a pauta aos momentos de campanha.

Sua estratégia de marketing

Crie também uma rotina editorial para que a equipe tenha metas de atualização conhecidas previamente, evitando assim atropelos na criação de conteúdo e consequentemente, material pobre em sua essência.

5 – Produção de conteúdo

Outro trabalho que deve começar desde cedo no processo de planejamento de campanha de marketing político digital, pois consome um bom tempo quando o trabalho é feito de forma profissional.

Conteúdo é tudo em termos de redes sociais e ferramentas de busca. Mesmo sem dados concretos para trabalhar, já é possível montar pelo menos esboços de publicações para apoio à campanha.

Postagens para blogs e mensagens de mobilização e divulgação no Facebook, Instagram e Twitter também podem ser planejados desde já para dar mais dinâmica na hora do “vamos ver” eleitoral.

Ter uma estratégia de marketing político nas redes sociais feita antecipadamente, lhe dará uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.

Não se esqueça de criar também um protocolo de SEO para garantir visibilidade no Google e outros buscadores.

Planejamento de Campanhas de Marketing Político Digital

6 – Produção de aplicativos

O uso de aplicativos para redes sociais deve ser uma das principais tendências das campanhas de 2022 em função da popularização dos smartphone e outros dispositivos móveis.

Portanto, essa é outra arma a ser definida desde já, principalmente porque o mercado esta carente de profissionais de desenvolvimento, o que pode atrasar sua criação.

Se faltarem dados de identificação visual como definição de partido e número, não tem problema. Estes itens podem ser rápido e facilmente incorporados quando houver uma definição.

7 – Aprendizado das ferramentas

Na área de mídias sociais, por exemplo, existe muito a ser feito em termos de conhecimento de ferramentas digitais. É preciso ter gente capacitada em mídias sociais e também com intimidade com as ferramentas com as quais vão trabalhar.

No caso do monitoramento de mídias sociais, é importante que a equipe esteja familiarizada com o funcionamento e recursos oferecidos pelo sistema que será adotado.

Como você vê, a preparação de uma campanha de marketing político digital é cheia de detalhes, portanto, antecipe-se e aumente suas chances de sucesso.

Desde já saiba de uma coisa, o correto planejamento de campanha de marketing político digital em 2022 é o primeiro passo para o sucesso eleitoral.

O planejamento de campanha de marketing político digital nas eleições de 2022 é fundamental, pois a propaganda eleitoral é cada vez mais profissionalizada nos últimos anos.

Mantenha-se atualizado sobre planejamento de campanha de marketing político digital e outras questões do marketing político online nas eleições de 2022, o assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

14 Comments

  1. sardinha 18 de julho de 2020 at 11:23 - Reply

    Ficou bem detalhada e clara a explicação do planejamento de marketing político digital para as eleições de 2020.

  2. Elaine Cristina 22 de junho de 2020 at 12:13 - Reply

    Amei a matéria simplificada e fácil de entender.obrigada pela ajuda.

  3. Reginaldo 25 de fevereiro de 2020 at 23:33 - Reply

    Excelente conteúdo sobre o planejamento de campanha de marketing político digital de 2022. Me ajudou muito em desenvolver o marketing político.

    • Academia do Marketing 1 de março de 2020 at 12:26 - Reply

      Olá Reginaldo

      Obrigado pelo comentário. Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo sobre o planejamento estratégico para as campanhas de marketing político em 2022 foi útil para você.

      Um grande abraço

      Equipe Academia do Marketing

  4. Ernesto Gouveia 26 de janeiro de 2020 at 12:02 - Reply

    Pretendo me candidatar às eleições deste ano e gostei bastante do artigo sobre o planejamento de campanhas de marketing político digital. O meu grande problema é que não tenho nem conheço profissionais para montar a campanha e nem para tocá-la de maneira profissional. Vocês poderiam me dar uma dica sobre como resolver isso.

    • Academia do Marketing 26 de janeiro de 2020 at 18:33 - Reply

      Olá Ernesto

      Esse é um problema comum entre candidatos, mas que pode ser resolvido de uma maneira bastante simples. A melhor opção neste caso, já que você só irá precisar de suporte técnico por um curso período de tempo, é contratar um freelancer de marketing digital, em portais especializados como o Marketing Job, por exemplo.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  5. Felipe 2 de maio de 2019 at 07:34 - Reply

    Bom dia! Haverá esse curso para 2022?

  6. Osvaldo Silva 12 de fevereiro de 2018 at 23:10 - Reply

    Se não tenho recursos para uma campanha, e quero fazer pela internet, como faze-lo.

    • Alberto Valle 9 de fevereiro de 2018 at 00:20 - Reply

      Olá Oswaldo

      Sem recursos a coisa fica bem difícil. O marketing político digital é sem sobra de dúvida muito mais barato que o marketing convencional, mas não é gratuito.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  7. Jônatas Almeida 9 de fevereiro de 2018 at 00:22 - Reply

    Quanto custa em média esse investimento? Quero uma pessoa que trabalhe nisso pra mim. Quanto isso me custaria por esses vamos dizer, 45 dias?

    • Academia do Marketing 1 de fevereiro de 2018 at 15:43 - Reply

      Olá Jônatas

      Não sabemos informar o que lhe custariam 45 dias de campanha, pelo simplesmente o fato disso não existir. Um planejamento de marketing político digital vai muito além de ter uma pessoa publicando coisas na Internet. É um trabalho profissional que começa antes da eleição e depois se prolonga durante o período de governança.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  8. Danila ramos de oliveira 29 de janeiro de 2018 at 17:39 - Reply

    Boa tarde Jonatas ainda dá tempo de fazer um marketing e quanto custo

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