Marketing político digital em análise

Marketing político digital em análiseDefinitivamente a Internet se tornou uma nova mídia para a comunicação política, assim como o rádio e a televisão.  Portanto, é assim que ela deve ser pensada e planejada para quem deseja utilizar o marketing político digital.

Como toda ação de comunicação, a mídia que será utilizada deve ser planejada de forma específica. Assim como não se pode utilizar as mesmas estratégias do rádio para televisão não se pode utilizar as mesmas estratégias dessas mídias para a Internet.  A Internet tem uma lógica própria e precisa ser conhecida para evitar erros.

O uso da internet e das redes sociais para comunicação política ou marketing político digital requer, antes de qualquer coisa, transparência. Isso mesmo, a internet é a mídia mais transparente que existe e coloca em xeque qualquer tentativa de manipulação.

Muitos políticos ou candidatos, influenciados pela campanha de Barack Obama, tentaram utilizar nas últimas eleições as redes sociais para campanha política na internet. Porém, salvo raras e importantes exceções, muitos utilizaram de forma completamente equivocada. Tentando utilizar como forma de “venda”, como se estivessem distribuindo “santinhos”. Isso não é marketing político digital, é um grande erro. Marketing digital eleitoral é bem mais do que inundar a time line dos outros com promessas.

Planejando seu marketing político digital

A primeira coisa que deve saber para iniciar o trabalho de marketing político na internet é que as redes sociais são plataformas de relacionamento, ou seja, para estar lá é preciso ter o interesse de interagir com as pessoas que façam parte das suas redes sociais. Se não tiver esse interesse é melhor buscar outras mídias. Para interagir é preciso ter o que dizer, ou seja, produzir conteúdo para a internet, o chamado Webwritting, que comunique sua imagem de forma eficaz com o público que te segue.

Esses dois fatores, interação e conteúdo, são fundamentais para iniciar uma estratégia de marketing político digital. Sem eles qualquer estratégia está fadada ao fracasso. Isso exige tempo. Não caia no erro de pensar nas mídias sociais apenas em período eleitoral, utilizando com o intuito de ganhar votos. A transparência que existe na internet pode fazer com que isso prejudique ao invés de ajudar.

Fonte: Via Populi

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes