A importância de um projeto de SEO ao se construir um site

A importância de um projeto de SEO ao se construir um site

Sempre que um site deve ser feito ou refeito, além do design, a arquitetura de informação é fundamental para organizar e nomear corretamente o conteúdo. Isso garante que a experiência do usuário será melhor ao navegar no site, uma vez que o ajuda a encontrar aquilo que procura.

Porém, existe algo muito importante que pode ser feito nesta etapa do desenvolvimento do site que irá ajudá-lo muito na tarefa de conseguir tráfego qualificado, agradar o usuário, vender ou gerar leads: um bom projeto de SEO!

Em vez de começar a pensar em SEO somente depois que o site estiver pronto, o ideal é que isso seja feito durante o planejamento do site. Assim, quando o site “nascer”, já terá iniciado seus caminhos de otimização para busca, tornando esta tarefa mais rápida e fácil.

SEO desde a concepção do site

Durante a etapa de arquitetura de informação, o projeto de SEO já deve começar a funcionar. As palavras-chave mais relevantes para o negócio e, sobretudo, para o usuário devem ser priorizadas e o conteúdo deve ser construído com base nelas. Isso garantirá que o site seja relevante em dois aspectos fundamentais: em seu nicho de mercado, uma vez que responderá às palavras-chave dele, e para o usuário, já que o conteúdo será desenvolvido pensando naquilo que o usuário pesquisa, ou seja, naquilo que o usuário realmente quer saber.

Não se deve esquecer que o conteúdo produzido deve ser de qualidade. Não adiantará fazer o projeto com base nas palavras-chave corretas se o conteúdo não oferecer informações pertinentes e úteis ao usuário.

A otimização OnPage, que consiste em fazer o uso correto das tags HTML, de acordo com as boas práticas do SEO, também deve ser considerada já na etapa de desenvolvimento. Isso evitará manutenções futuras no código do site e facilitará a indexação dos buscadores.

Para finalizar, uma estratégia de SEO que pode ser certeira em muitos casos: focar em palavras-chave long tail em vez daquelas mais populares e genéricas. Nas long tails a concorrência é menor e a chance de se obter resultados mais rapidamente é maior, além de atender a determinados nichos de busca.

Fonte: Ponto Marketing