Google Analytics Content Experiments

Para quem ainda não conhece o Google Analytics Content Experiments este artigo vai ajudar a entender essa ferramenta. O Google Analytics Content Experiment é a mais nova ferramenta do Google para realização de Testes A/B com suporte do Google Analytics em qualquer tipo de site. A antiga ferramenta, o Google Websites Optimizer foi desativado no dia primeiro de agosto desse ano e suas funcionalidades foram incorporadas ao GA.

Bem, agora que você já tem uma ideia sobre o que é Google Analytics  Content Experiments vamos ver qual seria a aplicação dele em nosso site. Seja qual for o tipo de site, institucional ou de comércio eletrônico, nós sabemos que sempre há algo a otimizar.

No Content Experiments você cria um experimento em seu site e cada usuário que acessar o seu site ou e-commerce será apresentado a diferentes versões da página que está sendo testada. O Google Analytics irá gravar o comportamento destes usuários diante das opções apresentadas e determinar qual delas apresenta o melhor desempenho em função de uma meta previamente estabelecida.

Google Analytics Content Experiments

Google Analytics Content Experiments

Como funciona o Google Analytics Content Experiment

Agora que você já sabe o que é Google Analytics Content Experiments, vamos ver como configurá-lo para criar um teste de usabilidade, ou, Teste A/B. Você deverá acessa sua conta de GA e clicar na aba Conteúdo > Experiências.

Escolha das páginas de experiência

A configuração do Content Experiments é feita em quatro etapas. Na primeira delas você define os elementos do teste, ou seja, a página original e as páginas que devem ser testadas. Você pode realizar até seis testes diferentes, mas cuidado para não criar opções demais para que o experimento não perca sua expressão estatística.

Google Analytics Content Experiment. Saiba o que é e como funciona.

Google Analytics Content Experiment. Saiba o que é e como funciona.

Opções da experiência

Na segunda etapa você define quais são as opções da experiência como a Meta a ser atingida, o percentual de usuários que farão parte do teste, a consolidação dos dados e notificações por e-mail sobre alterações na experiência.

Código da experiência

Nessa etapa, o Content Experiments fornecerá o código que deverá ser implementado na Página Original do teste.  Aqui entra um pouco de programação para inserção o código de controle. No caso de lojas virtuais, algumas plataformas de e-commerce já possuem essa opção.

Se você estiver fazendo este teste em uma plataforma WordPress, existe um plugin muito interessante para a implementação do Content Experiments que pode ser baixado aqui.

Configuração do Google Analytics Content Experiment

Configuração do Google Analytics Content Experiment

Resultados do teste no Google Experiments

Ativado o teste devemos esperar para que o Google Analytics armazene os resultados. O prazo de coleta de dados varia muito de caso para caso, dependendo muito do número de acessos ao experimento. Em termos estatísticos, o ideal é que tenhamos pelo menos trinta ocorrências de cada hipótese envolvida no teste.

Gráfico de resultados do Google Analytics Content Experiments

Gráfico de resultados do Google Analytics Content Experiments

Como sempre lembro em nosso curso de Google Analytics e web análise, não se esqueça de sempre confirmar uma métrica com outra do conjunto para evitar cair em armadilhas.

Saiba mais sobre o Google Analytics Content Experiments neste vídeo.

Agora que você já sabe como funciona o Google Analytics Content Experiments e de que forma ele pode ajudar no aprimoramento do seu site, que tal começar a planejar alguns testes?

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