Fotos no e-commerce – A qualidade das imagens e a taxa de conversão

Fotos no e-commerce - Como a taxa de conversão das lojas virtuais é afetada pela qualidade das fotos para e-commerce.

Fotos no E-commerce

A discussão sobre as fotos no e-commerce vai muito além de uma questão estética, pois elas são na verdade um poderoso fator para o aumento da taxa de conversão de qualquer loja virtual.

As fotos dos produtos em uma loja virtual são na verdade a primeira venda da sua loja, é um elemento essencial da comunicação.

Embora a descrição dos produtos seja um importante componente de venda, na prática, o que percebemos é que o internauta só lê a descrição se a foto do produto for suficientemente atrativa e instigante.

Quando falamos em fotos no e-commerce estamos falando de sentimentos. Sabemos que no comércio eletrônico, muitas compras são feitas por impulso, e você conhece alguma coisa melhor do que uma boa foto para despertar esse sentimento?

Não dá para pensar em uma loja virtual com alta taxa de conversão se as fotos são medíocres. Imagem é paixão e é esse o sentimento que pretendemos despertar no visitante para fazê-lo chegar ao Call to Action da página de detalhe de produtos; o botão Comprar.

Fotos no e-commerce precisam ter boa qualidade

Partindo-se do princípio que a qualidade da foto do produto em uma loja virtual é meio caminho andado para a venda, precisamos nos preocupar bastante com esse componente fundamental para uma boa taxa de conversão na página de detalhe de produtos de uma loja virtual.

O primeiro passo é se decidir sobre a questão da produção. Você deve decidir se vai contratar um fotógrafo profissional ou você mesmo fará as fotos. A opção por um fotógrafo profissional para a produção das imagens, além de garantir uma boa qualidade para as fotos da loja virtual, é também mais prática, mas agrega mais um custo ao seu projeto de e-commerce deixando-o mais caro.

Não se pode também achar que este investimento é desnecessário, como dissemos anteriormente, fotos de boa qualidade influenciam diretamente na taxa de conversão. É uma questão de avaliar a relação custo/benefício.

Para que conta com um orçamento mais flexível, existe também a opção pelas fotos mais sofisticadas como as fotos 360 graus ou até mesmo 3D que já começam a surgir lá fora. O efeito é simplesmente incrível, mas o custo, mesmo no exterior ainda é meio pesado. Em termos técnicos não é nenhum bicho de sete cabeças, mas obviamente tem seus truques.

Produção própria das fotos para loja virtual

Essa também é uma boa alternativa para quem está começando agora. Com os recursos tecnológicos que dispomos hoje em dia, qualquer um pode se tornar um bom fotógrafo de Still – como são chamadas as fotos de produtos – sem fazer um grande investimento inicial. Em nosso curso de e-commerce temos um módulo sobre fotos para e-commerce em que apresentamos uma série de soluções para isso em uma das vídeo aulas do treinamento.

O custo para a aquisição dos equipamentos necessários para montar um mini studio de fotos para lojas virtuais não ultrapassa R$ 1.500,00 excetuando-se nesse caso o custo de aquisição da máquina, que por sinal, não precisa ser nenhum equipamento de última geração nesse caso.

O grande segredo para boas fotos no e-commerce está na iluminação. É ai que entra a mesa de still ou tenda difusora, dois grandes aliados na produção de fotos para e-commerce, no caso das fotos de still.

Tratamento das fotos para e-commerce

É necessário também fazer um tratamento das fotos para o e-commerce, não só no que diz respeito à qualidade da foto como também no tocante ao tamanho do arquivo. O tamanho do arquivo da imagem pode deixar a página de detalhes de produto mais lenta no carregamento, o que prejudica a experiência de navegação na loja além de trazer prejuízos ao SEO do seu e-commerce, o que é preocupante.

Um bom software de tratamento de imagens como Photoshop ou Fireworks pode lhe ajudar nessa tarefa. Existem também uma série de ferramentas online que podem ser usadas para esse trabalho, o que elimina o custo de aquisição do software.

Como você pode ver, as fotos no e-commerce não são apenas elementos ilustrativos mas também poderosos elementos de conversão. Por isso, dedique uma atenção especial a elas em sua loja virtual.

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote