Como sua empresa se comporta no Facebook?

Com 500 milhões de usuários, sendo 70% deles presentes fora dos Estados Unidos, o Facebook está crescendo vertiginosamente. Há 15 meses eram 200 milhões. Em apenas um ano, a rede social cresceu oito vezes no Brasil, atingindo 8 milhões de internautas, onde o Orkut ainda mantém a liderança. Hoje traduzido em mais de 80 línguas, a rede social criada por Mark Zuckerberg, de 26 anos, quer atingir 1 bilhão de usuários. “Não há nada mais ameaçador para o Google do que uma empresa que tem 500 milhões de assinantes e sabe muito sobre eles, colocando anúncios dirigidos na sua frente”, diz Todd Dagres, sócio da empresa de investimentos Spark Capital, especializada em anúncios 2.0.

Perfil Corporativo no Facebook

E como sua empresa está lidando com o Facebook? Criou um perfil corporativo na rede social? Ou ainda olha com desconfiança para essa comunicação com cara de lazer. Minha sugestão é que sua empresa escolha marcas concorrentes e procure-as no Facebook ou Twitter.

A presença no Twitter, por exemplo, pode ser um pontapé inicial para criar o perfil no Facebook. Em uma linguagem fácil e palpável, no linguajar da comunicação interna, imagine criar um jornal mural em tempo real e globalizado. Isso é o Facebook. Um grande mural de recados com interatividade.

Boas maneiras cabem em qualquer lugar. Você não vai entrar na igreja de maiô ou ir a um casamento de bermuda jeans. Pois bem, conviver no Facebook também exige boas maneiras, principalmente num perfil corporativo. Deixo algumas dicas para os nossos leitores da rede Nós:

  • A primeira coisa que sugiro é listar tudo que sua empresa possui em URLs (endereços eletrônicos) que gostariam de compartilhar. Faça uma lista de websites, WebTV, rádios digitais, blogs etc.;
  • Trabalhe a identidade visual da marca, as cores e a personalização no Facebook, de acordo com o manual de identidade da sua marca;
  • Tente imaginar um grande sumário editorial, ou seja, liste todas as entradas e assuntos que merecem destaque;
  • Não confie apenas no bom-senso para reger relações virtuais, a web análise ajuda em muito;
  • Não improvise num ambiente que envolve contatos de trabalho, relações de amizade e eventos;
  • Os contatos iniciais serão apenas entre os colaboradores da empresa? O que escolher? Reflita com seus gestores;
  • Que tipo de informações pessoais dos colaboradores a empresa irá estimular que sejam compartilhadas? (Fotos da família, namorados (as), esposo (a);
  • Como administrar os comentários?  Uma questão sempre delicada em mídias sociais;
  • Como agir se o colaborador reclamar do seu chefe e descobrir que ele leu, criando uma saia justa.
  • Jogos vinculados ao Facebook, como FarmVille e MafiaWars não são indicados para perfis corporativos. Como agir nesse caso?
  • Existem vários testes que criam frases no Facebook. São irritantes, se forem usados indiscriminadamente;
  • Convites. Recurso bacana que sua empresa pode explorar. Eles trazem três opções de respostas: “Sim”, “Não” e “Não Sei”;
  • Facebook já deu demissão por justa causa, por isso, cuidado com o chefe amigo, principalmente evite comentários com tom de desabafo ou reclamação;
  • Falar demais em redes sociais nunca é adequado, vale neste caso o bom senso;
  • Status de relacionamento. Ferramenta muito usada no Facebook. A indicação de seu estado civil e para o nome de seu parceiro deve ser usada com a autorização do casal e após certificar-se realmente da seriedade do status. Evite constrangimentos no trabalho;
  • Perfil. Não precisa encher seu perfil com tudo que fez na vida, tente misturar dados pessoais com seu CV. Evite falar de religião, política e futebol. Guarde para si seu time do coração ou sua preferência religiosa;
  • Público e privado convivem no mesmo espaço. Pondere sempre antes de publicar.

Fonte: Nós da Comunicação

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