Quatro dicas para alcançar o sucesso no e-commerce de moda

O e-commerce está na moda porque conseguiu integrar informação e compra. O internauta, ao mesmo tempo em que acessa páginas de moda e fotos de desfiles internacionais, pode migrar para uma loja virtual e adquirir a peça desejada, completando um ciclo no ambiente online. Com a possibilidade de comprar pela internet, as barreiras de distância física e horário de funcionamento da loja, por exemplo, não existem mais. Assim, a loja virtual se tornou uma extensão da marca, disponível 24 horas por dia.

 

O segmento do e-commerce de moda no Brasil ainda é recente, mas já responde por 19% dos pedidos do comércio eletrônico brasileiro segundo o relatório WebShoppers da consultoria E-bit publicado em 2014. Nos EUA, 109 das 500 maiores empresas de e-commerce vendem roupas e acessórios.

Já nos EUA, 109 das 500 maiores empresas de e-commerce vendem roupas e acessórios. A categoria moda é a quarta em número de vendas, a segunda em número de visitas e a primeira em browsing. Fica a questão: como aumentar as vendas e alcançar o sucesso no e-commerce de moda no Brasil? Confira algumas dicas:

Venda estilo

O apelo das vendas precisa estar sempre voltado ao estilo do consumidor. Ninguém quer comprar apenas um pedaço de tecido, e sim uma peça que traduza sua personalidade e lhe confira conforto e glamour. Explore a peça, monte diversas combinações, disponibilize imagens em alta resolução, crie uma tabela de medidas.

Tenha uma loja virtual atraente e atualizada

Esteja sempre atualizado com a troca de estações e datas comemorativas. Se possível antecipe tendências, dê dicas de como usar e como combinar as peças. Torne a visita do consumidor fácil e intuitiva, disponibilizando seus produtos em categorias bem definidas, como “casual, festa, noite, minimalista, básico, promoções, novidades, tendências”

Seja multicanal

Há muito tempo o consumidor não está mais só no comércio de rua ou nos shoppings centers. O cliente em potencial está na internet, nas redes sociais, nos aplicativos de tablets e celulares. Dados da Boston Consulting Group mostram que consumidores que compram através de dois canais são três vezes mais rentáveis do que os que compram em apenas um canal; os que compram em três diferentes canais podem ser até cinco vezes mais rentáveis. Por isso, esteja sempre antenado com os novos canais e aposte neles!

Surpreenda o cliente

Em um país com sérios problemas de logística, é essencial ter em mente um plano B para a entrega. Nunca prometa prazos que você não pode cumprir, mas faça o impossível para entregar o produto com antecedência. Invista em uma bela embalagem para apresentação do produto. O consumidor do e-commerce de moda tem ansiedade em receber sua compra, e ficará ainda mais satisfeito e surpreso em receber antes do prazo e em uma embalagem caprichada.

Por Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil