Complexo de inferioridade das pequenas empresas no marketing digital

Parece que os pequenos e médios empresários sofrem de um complexo de inferioridade quando se fala de marketing digital. Pelo menos é essa a constatação que faço em muitos de nossos cursos e em comentários de blogs que acompanho.

Uma fatia considerável do empresariado ainda não faz a divulgação de seus negócios na Internet por achar que esse é um segmento em que eles não têm como participar ou que não tem a mínima chance de conseguir a mesma projeção que a s grandes empresas. Ledo engano.

Não há mais o que discutir sobre a necessidade das pequenas empresas promoverem ações de marketing digital. Esse é um mercado tão grande que já ameaça até mesmo a toda e poderosa televisão em termos de verba publicitária alocada.

Por isso para o pequeno e médio empresário, é simplesmente um suicídio não estar presente na Internet, principalmente em tempos difíceis como o que vivemos hoje.

E porque a maioria das pequenas empresas ainda não anuncia na Internet?

Desconhecimento afasta pequenas empresas do marketing digital

No início do nosso curso de marketing digital é impressionante o número de participantes que chega ainda meio desconfiando que o marketing online “não é para eles”. Essa é uma impressão que vai se dissipando durante o curso à medida que os participantes vão tomando consciência das inúmeras ferramentas disponíveis para marketing digital de pequenas empresas e seus custos.

Outro tabu é o de que as pequenas empresas não podem concorrer em pé de igualdade com os grandes players do mercado. Esse é um outro grande engano. Por vezes fico impressionado com o primarismo de algumas campanhas de marketing digital de grandes empresas que acompanho ou estudo.

Questões básicas de SEO, Links Patrocinados, E-mail Marketing e Redes Sociais parecem ser absolutamente ignoradas nessas campanhas e o resultado, obviamente é abaixo de pífio. Por que? Falta de capacitação dos profissionais envolvidos e desconhecimento dos recursos por parte dos empresários.

Conhecer as ferramentas de marketing digital é essencial

Para o pequeno empresário que deseja ingressar no marketing online, é essencial conhecer as diversas ferramentas disponíveis hoje em dia para saber o que pode ou não ser feito em termos de marketing pela Internet. Outra razão, e talvez essa a maior, é que para poder supervisionar a execução de um serviço, é necessário conhecer minimamente o processo, caso contrário, nunca vai saber se o que foi contratado foi realmente entregue.

Em nosso curso de introdução ao marketing digital, muitos empresários se admiram ao conhecer as ferramentas e possibilidades disponíveis no mercado da publicidade na Internet. Mais ainda, quando verificam os custos desse tipo de propaganda podem ter seus resultados medidos a cada centavo investido. A possibilidade de mensuração exata do retorno do investimento é um dos principais diferenciais do marketing digital, do marketing convencional.

Não há motivo para sua empresa ficar de fora desse mercado. As pesquisas comprovam qua atualmente a grande maioria dos consumidores decide suas compras a partir de informações que consegue na Internet. Se a sua empresa não está lá, sua empresa está excluída do mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. O complexo de inferioridade das pequenas empresas em relação ao marketing digital, definitivamente, não tem fundamento.