Como fazer um blog colaborativo?

Como fazer um blog colaborativo?

O que é um blog? Vamos iniciar pelo conceito. Você já se perguntou o que é um blog ou weblog? Parece óbvio: uma página pessoal, um registro de ideias ou posts. Enfim, uma evolução web 2.0 dos diários online. Ou, voltando ainda mais no tempo, um livro diário pessoal turbinado com tecnologia. Agora vamos definir como fazer um blog colaborativo de sucesso neste post.

Pensamento oldschool à parte, quem lembra dos antigos diários pessoais ou caderno de opiniões enviado aos amigos para escreverem ou opinarem. Lembro disso nos anos 80; quem tem alguma ideia anterior?

Pois é, isso é um blog. Uma ideia oldschool transformada em ferramenta digital. Um conjunto de pensamentos organizados em uma time-line de datas. Quase um periódico de ideias e fatos. Que com o tempo foram ganhando acréscimos como sistemas de buscas para encontrar os assuntos relacionados, tags para sistematizar a informação por assuntos de interesses, até mega portais de referência para encontrar os melhores posts perdidos no tempo e espaço.

Enfim, uma grande evolução tecnológica da mesma ideia oldschool. Aquele velho diário pessoal, só que agora, remasterizado e em versão full HD!

Hey hey hey. Agora as perguntas. Até quando vamos continuar melhorando uma ideia ultrapassada? Quando voltaremos a atenção parar realmente rever a ideia original? Será que conseguimos quebrar um conceito de 30 anos atrás para buscar algo novo? Que tal implodirmos o conceito e realmente criarmos um ferramenta 2.0?

Vamos pensar juntos?

O que é pensamento colaborativo?

Para derrubar um conceito antigo, primeiro temos que inserir outro. Somente assim poderemos construir algo novo e talvez melhor. Não, não estou falando do blog, mas da formação de ideias e pensamentos que transformamos dia a dia. Essa é a essência da nossa construção, pensamentos colaborativos: ideias moldadas em tempo real com inúmeras adições externas, selecionadas por nós como apoio à formação e desenvolvimento de um conceito ou opinião. Somos enfim todos colaborativos.

Mas, afinal, o que é um ser colaborativo? O que é colaborar?

Não é o mesmo que concordar, comentar ou mesmo multiplicar. Colaborar significa contribuir com ou mesmo trabalhar com uma ou muitas pessoas em uma mesma obra. Enfim, construir em conjunto. Em web, colaborar significa contribuir com informação relevante.

Esse conceito, quando unido aos modelos atuais da internet, cria uma nova possibilidade, um novo canal de evolução coletiva. Sim, estou falando de um blog colaborativo, ou seja, a união de ideias (descritas em um blog) com um canal de colaboração (participação e evolução coletiva), criando uma fonte pessoal para transformar ideias e pensamentos. Diariamente atualizado, revisado e transformado, evoluindo em conjunto com seu autor.

Na teoria, tudo parece mais simples.

Vamos sacudir essa poeira e evoluir? Como você imagina um blog colaborativo? Pense alguns instantes antes de continuar a leitura. Tente criar um modelo para depois ler o que proponho. Qual a sua sugestão?

Como criar um blog colaborativo

Um blog colaborativo é muito mais simples e natural do que você imagina. Basta entender um conceito básico para que todo o modelo seja reconstruído.

Blog colaborativo significa que cada post é uma ideia. Se é a sua ideia é pessoal, então é uma opinião, uma visão parcial sobre algo. Como toda ideia parcial, ela está da mesma forma certa e errada, pronta para receber opinião de outros e ser evoluída. O conceito – seu blog colaborativo é um conjunto de pensamentos atualizados, sem data, diariamente revisados, atualizados e reconstruidos com base na opinião e colaboração de outros.

Esqueça as datas, esqueça os comentários, esqueça a autoria ou mesmo ideia original. Você está entrando em um mundo onde a sua opinião é transformada por adições de todos, que ao serem analisadas resultam em novos parágrafos, links e referências.

Bem-vindo à uma nova era, onde o seu pensamento mais atual passa a estar descrito em uma página, aberta e pronta para receber novas informações. Bem-vindo à nova era conhecimento, o verdadeiro pensamento coletivo. Bem-vindo à geração colaborativa.

Quer um exemplo? Uma Revista Digital

Para acalentar alguns corações tristes, vamos a um exemplo prático… Imaginando uma revista, como poderíamos criar um blog colaborativo?

  • Primeiro, temos os autores. Cada um com a sua tag preferida, na qual vai expor ideias e opiniões.
  • Segundo, temos os leitores, que podem tanto comentar como colaborar com adições.
  • Terceiro, temos os artigos, que basicamente são os pensamentos do autor, modificado pelos leitores referenciados.

Na prática, temos uma simples sequência de ações:

  • Autor cria artigo básico na área colaboração, incluindo a ideia geral, opinião geral e tag relacionada.
  • Divulga aos leitores, que enviam contribuições, as quais o autor adiciona (se considerar relevante).
  • Após três ou quatro ciclos de contribuição, o artigo está pronto pelo autor (fechamento da ideia).
  • O artigo pronto é publicado pela revista referenciando o autor, tags e participantes.
  • Após publicação, o autor realiza atualizações mensais, com base nas novas contribuições.

Simples assim. Não há mais mortes, conteúdo esquecido ou mesmo informação irrelevante. Cada artigo representa a opinião do autor e seus participantes sobre o assunto, adicionada em um ciclo virtuoso de melhoria e conhecimento. Você consegue imaginar?

Como última dica, lembre que não importa o quanto turbinamos uma ideia antiga. Ela pode até parecer novidade, mas sempre vai ser a mesma ideia oldschool se repetindo.

Como convite, experimente pensar e colaborar sobre esse assunto. Enviar opiniões, ideias, críticas e colaborações. Experimente acessar seu blog preferido e se perguntar como ele seria se fosse colaborativo.

Enfim, venha fazer parte da evolução desse pensamento. Vamos conversar?

Por Iuri Brito no Midia Boom

[tagline_box backgroundcolor=”” shadow=”yes” border=”1″ bordercolor=”” highlightposition=”left” link=”https://www.cursodeecommerce.com.br/inscricao/cec08a/” linktarget=”_top” button=”Fazer Inscrição” title=”Curso de Criação e Administração de Blogs” description=”
Data: Dia 13/03/2015 – Vagas Limitadas
Local: Shopping Midtown – Avenida das Américas 5.001 – Barra da Tijuca – RJ
Horário: 9:00 às 18:00 – Intervalo de 1 hora para almoço
Carga Horária: 8 Horas
Investimento: Até dia 09/03/2015 R$ 470,00 e após esta data R$ 570,00″][/tagline_box]