Buzz Marketing – Cinco dicas para montar a sua estratégia

O Buzz Marketing se aproveita de notícias e eventos para fazer com que “certas” pessoas descubram e tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas pela mesma.

Falar de Buzz Marketing é falar de algo muito diferente da publicidade convencional. Esta é uma publicidade onde o anunciante é pró-ativo, olhando para os seus prescritores, os chamados blogueiros influentes. Claro que, por muito diferente que seja um blogger, ou pelas muitas visitas que recebe um blog, o fundamental é que se dirija a um usuário que poderia ser um cliente potencial para nossos produtos.

Portanto o passo número um para o sucesso de nossa campanha de Buzz Marketing é analisar bem a rede e localizar aqueles tópicos de onde o tema e os usuários estejam relacionados com o produto/serviço que você quer anunciar.

Interessante também é a ideia de organizar um pequeno evento exclusivamente para estes blogueiros influentes. Assim, a marca pode apresentar o seu novo produto/serviço e manter com eles uma relação mais profissional e direta. Assim fez a The Body Shop em uma de suas últimas campanhas de Buzz Marketing. A marca organizou um pequeno evento para o qual foram convidados os blogueiros mais influentes na indústria de cosméticos no Reino Unido.

Eles deram uma pequena palestra/demonstração sobre sua nova linha de produtos e presentearam os blogueiros com os novos produtos da marca para testes e para serem discutidos em seus respectivos blogs.

A Segunda parte

Uma vez terminada a ação, comentários publicados, recomendações em vários blogs e realizado o segmento para determinar o sucesso da campanha, por que não divulgar a ação e seus resultados para o resto do mundo? Assim, as imagens e vídeos capturados durante o evento podem constituir um excelente material destinado a informar a mídia, canais de vídeo, blogs, marketing e publicidade, etc.

E claro, se desenvolvermos, com criatividade e originalidade, tudo isso será um componente viral, que vai continuar falando sobre a nossa marca e a ação de marketing, mesmo semanas depois da conclusão da campanha. Como tudo, se feito com dedicação e se conseguimos mostrar que essas campanhas foram satisfatórias tanto para os blogueiros como para os usuários teremos criado uma campanha bem sucedida de Buzz Marketing.

As chaves para o êxito de uma campanha de Buzz Marketing podem ser:

1 – A ideia simples: Todos os grupos humanos, em todos os níveis, têm um individuo que exerce um grau de influência sobre os demais, e se conseguirmos persuadir estes influentes todo grupo virá junto com ele;

2 – Identificação: Identificá-los corretamente e realizar a campanha no local adequado, no momento justo e da forma apropriada, criando uma estrutura ao redor dessas praticas;

3 – Credibilidade: Para que a identificação marca/grupo seja credível, não confunda “boca com orelha” abusando das “bugigangas audiovisuais”. Elas são destinadas a propagar-se como um vírus através do e-mail. Estas técnicas de marketing viral estão designadas para fazer barulho no mercado, mas acaba sucedendo é que se fala mais do método em si do que das qualidades do próprio produto;

4 – Valor: O que a marca oferece deve apontar um valor especial, deve se encaixar com estilo e forma de vida e estar dentro das últimas tendências;

5 – Autenticidade: Não basta uma promessa breve e artificial, as marcas que querem ter êxito devem proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.

Fonte: Mundo do Marketing