Google Shopping chega ao Brasil

Anunciado oficialmente semana passada o lançamento do Google Shopping no Brasil. Essa nova ferramenta do Google brasileiro, o Google Shopping, nada mais é que o comparador de preços para o e-commerce. Nele você pode realizar buscas e comparação de preços de produtos ofertados em lojas virtuais de todo o Brasil. Isso mesmo, o BuscaPé do Google.

O Google Shopping não é novo, uma vez que já está disponível a algum tempo na versão americana do buscador. De qualquer maneira, seu lançamento oficial no Brasil, promete trazer novidades para o comércio eletrônico e marketing digital brasileiro, principalmente na área dos comparadores de preços.

O que o Google Shopping oferece

O serviço oferecido pelo Google Shopping é uma ferramenta de busca voltada para o comércio eletrônico. Basicamente como um diretório para consulta de ofertas de produtos das principais lojas virtuais brasileiras. Grandes operações de e-commerce nacionais como Netshoes, Marisa, Carrefour e Ponto Frio, isso para citar apenas algumas, confirmaram sua participação no Google Shopping, mas isso não afasta as pequenas lojas virtuais, uma vez que o cadastramento no sistema é gratuito. Para facilitar, publicamos um pequeno tutorial sobre como anunciar no Google Shopping.

Como serão classificados os resultado no Google Shopping

A classificação dos resultados no Google Shopping seguirá a boa e velha escola da mais influente ferramenta de busca do mundo, a relevância em função do termo utilizado na pesquisa. Tudo gira em torno da boa e velha palavra-chave, uma conhecida das equipes de SEO e links patrocinados. O sistema todo funciona justamente como a busca global do Google, ao pesquisar por um determinado produto, a página de resposta apresentará apenas os produtos cadastrados que possuem aquela especificação.

O Google Shopping é parecido o BuscaPé?

Sim. Definitivamente sim. Os resultados para a pesquisa por um determinado produto é apresentado em uma interface específica para a exibição desse tipo de resultado, com diversas opções de filtros. Nem todos os filtros existentes na versão americana estão disponíveis neste primeiro momento do Google Shopping no Brasil, mas isso é uma questão de tempo. A comparação com o BuscaPé e outras ferramentas de comparação de preços, é inevitável, mas é precipitado dizer que seria o fim dessas ferramentas em função do poder do Google. O que acreditamos que vá acontecer é um realinhamento do mercado em função do novo player.

E agora? O que muda com o Google Shopping?

Vamos passar por um saudável momento de aprimoramento do comércio eletrônico brasileiro. Em nosso curso de criação de lojas virtuais, já estamos incluindo esse tópico na parte de marketing digital, já que consideramos que mais do que nunca a administração de ofertas nesse tipo de ferramenta será decisiva e também o critério de vantagem relativa nos preços dos produtos que compõem o mix de um comércio eletrônico. Também as plataformas de e-commerce deverão passar por adaptações para incluir o envio de dados para o Google Shopping, tanto é que já colocamos esse quesito em nosso roteiro para criação de lojas virtuais que fornecemos em nossos cursos. Estaremos publicando algumas análises sobre o impacto do Google Shopping no e-commerce brasileiro. Para se manter atualizado(a) assine nosso boletim informativo .

Ah! se você não sabe onde encontrar o Google Shopping, repare na lateral esquerda da sua próxima pesquisa no Google. No link Shopping, você encontrará a nova ferramenta de busca e comparação de preços brasileira.