O que é o Funil do Google Analytics e como usá-lo

Como usar o Funil do Google Analytics

Uma das ferramentas mais interessantes do Google Analytics é a de criação de Funis de Navegação.

Com ela é possível acompanhar a navegação em um site ou loja virtual, determinar a taxa de abandono e identificar problemas relacionados a usabilidade.

Essa é apenas uma das diversas ferramentas que apresentamos em nosso curso sobre Google Analytics e Web Análise que realizamos tanto no formato presencial quanto online.

O que são Funis no Google Analytics

Os Funis são ferramentas que podem ser configuradas no Google Analytics para acompanhar um determinado caminho de navegação a ser seguido pelo usuário.

Aliados a ferramenta de Metas formam um poderoso sistema de análise da eficácia de um processo no site e ajudam a identificar problemas de navegação – usabilidade – que estejam levando o usuário a abandonar um determinado processo, seja ele de compra de produto, preenchimento de um formulário ou solicitação de informação.

A ferramenta pode ser facilmente instalada para qualquer tipo de site, blog ou loja virtual, bastando para isso que o código do GA esteja devidamente implantado no site e saiba como configurá-la adequadamente.

O ideal é implantar os Funis e Metas do Google Analytics o quanto antes possível em sua loja ou site já que não possuem efeito retroativo, ou seja, só passam a monitorar esse comportamento a partir da data em que foram configurados dentro do perfil do site.

Em lojas virtuais é o tipo de análise que não pode faltar ao administrador para identificar pontos de estrangulamento no processo de venda. Na imagem abaixo temos um exemplo clássico de aplicação de um Funil em uma loja virtual.

Através do gráfico e seus indicadores, você pode identificar exatamente qual é o comportamento dos usuários em cada etapa do processo e com ajuda das outras ferramentas que o Google Analytics oferece, melhorar a taxa de conversão de compras em sua loja.

Como Analisar um Funil de Meta no Google Analytics

No curso Google Analytics e Web Análise apresentamos o passo a passo sobre a construção e configuração destes Funis do Google Analytics e explicamos em que situações usar este tipo de monitoramento e pesquisa.

Uma vez explicada sua aplicação, passamos a alguns exemplos sobre problemas que podem ser identificados com o uso dessa ferramenta e algumas soluções que podem ser aplicadas para evitar o abandono de uma meta. Com a equipe do Curso de E-Commerce você aprende com quem faz. Conheça nossa agenda de cursos presenciais ou se preferir os cursos no formato online.

Utilizar este tipo de ferramenta não é nada difícil, mas exige treinamento em web análise para poder identificar exatamente que tipo de problema pode estar acontecendo e monitorar a implementação de medidas que possam eliminá-lo.