Os fundamentos de um e-commerce de sucesso

Ter uma loja virtual nunca foi tão fácil, mas existem alguns fundamentos de um e-commerce de sucesso que não podem ser negligenciados, sob o risco de comprometer de forma definitiva seu projeto de e-commerce.

São questões, que embora básicas, fazem a diferença entre um e-commerce de sucesso e uma história de frustração.

Para quem está iniciando, é importante conhecer os principais fundamentos de um e-commerce de sucesso para que se possa ter condições de elaborar um plano de negócios bem estruturado e baseado em premissas realistas.

Sem isso, corre-se o risco de termos um projeto de e-commerce baseado em premissas nem sempre verdadeiras, o que levará ao fracasso do negócio.

No mundo virtual, como no mundo físico, conhecer o mercado onde se vai atuar e seus meandros, é um dos fatores básicos para a criação de um e-commerce bem sucedido. Portanto, vejamos as principais diretrizes neste sentido.

1 – Plataforma de e-commerce

Ter uma plataforma de e-commerce que permita a você acompanhar a evolução do mercado é um dos principais fundamentos de um e-commerce de sucesso, pois significa pensar a médio e longo prazo visualizando o processo como uma coisa dinâmica e evolutiva.

Seu sistema de comércio eletrônico precisa ser escalável para atender às suas necessidades futuras.

O comércio eletrônico atual é extremamente dinâmico e para acompanhar sua evolução é preciso dispor de um sistema que possa se expandir e incorporar novas tendências e recursos técnicos.

Por isso, tenha muito cuidado na hora de escolher a plataforma de e-commerce que será adotada em seu projeto.

Seja uma plataforma open source, alugada ou exclusiva, o importante é que ela esteja em constante evolução e adaptação às necessidades técnicas e comportamentais que vão sendo incorporadas à rotina do e-commerce com a evolução da própria Internet.

Sem isso, sua loja virtual pode se tornar obsoleta em muito pouco tempo, e como nós sabemos, a substituição da plataforma é sempre traumática para os negócios.

2 – Marketing de busca eficiente

O marketing digital é hoje o verdadeiro diferencial de uma loja virtual e por isso um das bases de um e-commerce de sucesso.

Nesse cenário, o marketing de busca desponta como uma das táticas mais importantes, por abordar o consumidor em um dos momentos mais importantes do processo de compra, a busca pelo produto.

Por isso, um e-commerce de sucesso deve investir pesado em SEO – Otimização para ferramentas de busca e links patrocinados.

No caso do SEO, é preciso pensar nessa estratégia desde a criação da loja, pois o trabalho de SEO no e-commerce começa pela base.

Ser encontrado é o primeiro passo para o processo de venda e por isso é essencial que você tenha uma presença de destaque nos buscadores como Google, tanto no que diz respeito à área da busca orgânica quanto busca paga.

Fundamentos de um e-commerce de sucesso

3 – Relacionamento nas redes sociais

As redes sociais, apesar de relativamente recentes no cenário do mundo online, são sem dívida um dos atuais fundamentos de um comércio eletrônico de sucesso.

Dependendo do segmento, como por exemplo, o e-commerce de moda, pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso da loja.

Manter uma presença ativa e engajada nas redes sociais é essencial para gerar reconhecimento de marca, aprimoramento da experiência de compra, divulgação da loja e atendimento ao cliente.

Uma abordagem profissional de redes como Facebook e Twitter são essenciais para o sucesso de uma loja virtual.

Em nosso curso de redes sociais costumo dizer que no e-commerce e marketing moderno, deixamos de ser vendedores para passarmos a ser consultores de vendas.

Por isso ferramentas como blogs e outras redes sociais, figuram agora como uma das principais ferramentas para a divulgação e consolidação de uma marca no mundo online.

4 – Capacitação de pessoal

No e-commerce moderno não existe espaço para amadorismo e por isso a capacitação profissional é um dos principais fundamentos de um e-commerce de sucesso.

O tempo da loja virtual desenvolvida pelo Sobrinho e gerenciada pela “menina da contabilidade que entende de MSN” já vai longe.

Não se faz uma loja virtual de sucesso com soluções improvisadas e curiosos em e-commerce ou marketing digital.

O profissional de e-commerce atualmente é multidisciplinar e está em constante atualização, por isso, é importante ter uma equipe altamente capacitada para que ela possa compreender e aprimorar os processos internos, tanto no que diz respeito à operacionalização quanto à divulgação da loja virtual.

Se você gostou desse artigo e deseja aprender ainda mais, sugerimos que você também leia nosso artigo Como Abrir Uma Loja Virtual de Sucesso.

Os fundamentos de um e-commerce de sucesso não são complicados nem propriedade exclusiva de “magos” detentores de poderes sobrenaturais. São apenas conceitos técnicos que podem ser assimilados por qualquer empresário. Conhecendo-os suas chances de sucesso no varejo eletrônico serão bem maiores.