Qual deve ser a abordagem de um blog corporativo?

Publicado no portal iMasters

Várias startups se perguntam como definir um modelo para seu blog corporativo. A julgar pela freqüência de visitas, a Gartner estava certa em sugerir que os blogs corporativos estão evoluindo e estão há cerca de dois anos da adoção mainstream generalizada. Essa evolução não veio da noite pro dia. Nos últimos 10 anos nós aprendemos que os blogs corporativos não devem ser usados para press releases, discursos de vendas ou outras formas do famoso "jabá". A evolução vem quando você aprende a respeitar seus leitores.

Abaixo estão alguns modelos que você pode adotar para aumentar o diálogo e o engajamento em seu blog corporativo.

O blog de Operações

Muitos blogs corporativos focam no funcionamento interno das startups e em como as equipes têm conseguido aumentar sua eficiência. Por exemplo, as equipes de marketing têm dissecado seus esforços, o COO fala sobre sua transição para serviços na nuvem e as equipes de RH escrevem sobre seus planos de bem estar do empregado. Às vezes a sua história, juntamente com links para fornecedores importantes, é um grande recurso para os outros. Este modelo também oferece alto engajamento por parte dos funcionários e demonstra bastante transparência.

O blog Veterano/Inspirador

Este tipo de blog é mais adequado para empresários de segunda jornada, fundadores de agência ou investidores bem estabelecidos. O blog oferece histórias sobre as escaladas da carreira e do mercado e também sobre algumas lições aprendidas pelo caminho. Se você está tentando esta abordagem, já deve estar em uma posição de orientação para os outros, ou resumindo, você é chamado de mentor. Você deseja que as pessoas mencionem seus artigos na esperança de que eles estão revisitando-o como uma fonte de inspiração.

O blog de Previsões

Tanto o iPad como o Google Buzz têm se destacado nas notícias nos últimos dias. Seu blog corporativo provavelmente não irá ofuscar os artigos dos principais blogs de tecnologia e meios de comunicação, mas você pode oferecer algumas previsões relevantes para sua indústria específica. Por exemplo, se você for um consumidor querendo escrever sobre startups com foco imobiliário, você pode destacar os casos de uso do Google Buzz e os seus recursos de geolocalização neste setor.

O blog de Pesquisa

Se a sua empresa lida com grandes quantidades de dados anônimos ou se sua startup é especializada em análise e monitoramento, então o blog voltado para pesquisa é uma ótima saída para agregar as suas conclusões e identificar tendências. A melhor maneira de escrever um post é resumir as principais conclusões e fazer sugestões sobre como estes dados podem ser úteis. Este método é frequentemente utilizado por analistas e startups de monitoramento de grandes volumes de dados.

O blog da Comunidade

Esse tipo de blog realmente só funciona se você tiver um grande número de stakeholders que precisem de seu apoio e orientação. O Planet Mozilla é um grande exemplo de um recurso que incide sobre os eventos internos, no entanto, estes eventos internos ajudam milhares de desenvolvedores de código aberto a contribuir com projetos da Mozilla. Se você possui muitos desenvolvedores fora da empresa, designers ou colaboradores, esta pode ser uma boa opção para você. É um ótimo modelo para projetos open source.

O blog Coolhunter

Talvez este modelo seja o mais difícil de seguir, não só porque você tem que estar confiante em sua capacidade de detectar tendências emergentes, mas você também tem que se certificar de que as tendências são relevantes para a comunidade. O Ponoko faz um bom trabalho com mostruário de design enquanto inspira os membros de sua comunidade para construir suas próprias peças. É uma posição difícil, mas recompensadora.

Como Criar Um Blog?

Se você não tem a mínima idéia sobre a criação de blogs conheça nosso curso Como Criar e Manter Um Blog. É bem mais fácil do que você imagina.

E você, como é o blog da sua empresa? Conhece algum outro modelo? Faça seu comentário.